UTILIZAÇÃO E DISPOSIÇÃO DOS TALHERES NA MESA

DESCUBRA COMO TER UMA FESTA DE FORMATURA QUE NINGUÉM VAI ESQUECER
26 de setembro de 2020
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RECHAUD
26 de setembro de 2020

Utilização e disposição dos talheres na mesa

Sabemos que oferecer um almoço ou um jantar em casa não é uma tarefa fácil. Ser um anfitrião com uma mesa bem arrumada envolve uma série de conhecimentos sobre etiqueta, como por exemplo, em qual local posicionar pratos, copos, talheres e outros detalhes que são essenciais quando você deseja receber amigos ou familiares para uma refeição especial.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar na hora arrumar a mesa quando o grande dia chegar!

O menu não é tudo!
O primeiro conceito que você deve ter em mente é: não adianta dedicar todo o seu tempo com montagem de cardápio, compras e a longa preparação dos pratos acabar se esquecendo da estética do seu evento. Toalhas de mesa, descansos para pratos, os pratos em si, copos e talheres são tão importantes quanto. Não adianta oferecer uma refeição de primeira em uma mesa mal arrumada, não é mesmo?

Os copos, talheres, guardanapos e toalhas devem ser estar bem-postos e, você, com certeza, deve reservar um tempo especial para eles. Para arrematar toda sua preparação, vale sempre cogitar uma decoração especial para a mesa. Talvez decorá-la com frutas, com elementos que remetam ao menu, ou utilizando cores variadas. Uma boa decoração pode ser muito elegante e original, além de valorizar seu jantar.

A maneira mais tradicional de arrumar a mesa para um almoço ou jantar festivo é utilizar toalhas de tecido e guardanapos do mesmo conjunto. Vale também lembrar que é importante escolher cores e um padrão que estejam de acordo com a louça escolhida.

Agora sim, a disposição dos talheres!

Para algumas pessoas, onde colocar os talheres à mesa pode ser um grande mistério, hoje vamos desmistificar isso. É muito mais fácil o que parece!
Antes que você se assuste com os passos, vale lembrar que uma boa refeição não depende totalmente disso, porém, uma mesa bem arrumada na hora de receber convidados, faz uma enorme diferença! O visual fica muito bacana e todos se sentem mais especiais ainda, pois percebem que cada detalhe foi pensando com muito carinho.

Tanto em um evento formal, quanto em um evento informal, uma regra sempre deverá ser seguida: garfos vão à esquerda, e facas, à direita. Se for usar colheres, também deverão estar à direita. Se o encontro pedir uma arrumação mais formal, o esquema apresentado na foto abaixo é o aconselhado a se seguir:

A disposição dos talheres à mesa deve ser sempre de fora para dentro, seguindo a ordem que será usada durante a refeição: nas duas extremidades, vão os talheres de entrada; depois, os talheres de peixe (se houver algum prato com peixe no menu); por último, a faca e o garfo usados no prato principal. Os talheres para a sobremesa irão lá em cima, bem como a faquinha para passar manteiga no pão.
Sendo assim, vamos ao passo a passo de como montar sua mesa para um evento mais formal:
•    A faca e o garfo para a entrada ficam nas extremidades, seguindo a ordem que serão usados durante o almoço ou jantar;
 
•    Em seguida deverão ser dispostos os talheres de peixe, caso haja um peixe no menu, é claro! Aliás, vale sempre um adendo sobre por que eles são indicados: como o peixe é uma proteína muito delicada, a faca não possui serrilha e serve como uma espécie de espátula que apoia o peixe enquanto o garfo é utilizado. Já o garfo, possui apenas três pontas, pois o espaço entre um dente e o outro facilita o processo de remover espinhas.
 
•    Por fim, nas extremidades, posicione os talheres que serão utilizados para o prato principal.
 
•    No alto do prato, deverão ser posicionados os talheres para sobremesa. Vale reparar que o cabo do garfo deve ser voltado para o lado esquerdo e o da faca e da colher, para a direita.
Os cabos dos talheres de sobremesa devem ser sempre virados para o mesmo lado em que os respectivos talheres para a refeição estarão dispostos. A colher em primeiro plano é a indicada para um consomê, uma espécie de caldo, que poderá ser servido antes da entrada. Dependendo do cardápio, ela pode ser trocada por uma colher de sopa ou, se não houver nenhum desses dois pratos, você pode deixá-la de fora. Leve sempre em conta que o menu irá influenciar na escolha dos talheres.
Para um jantar completo, reserve alguns pratos, copos e xícaras a mais, pois acidentes sempre acontecem. O indicado, para dez convidados, são, em média, 14 peças de cada item.
Viu como montar um jantar formal não tem nada de complicado? Seguindo esses simples passos você conseguirá ser um anfitrião de primeira e impressionar seus convidados. A LocTok é especialistas na locação de utensílios, móveis e acessórios para festas e eventos. Com a LocTok, você aluga produtos de qualidade para produzir festas ou eventos em grande estilo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *